A 1ª consulta psicológica é paga

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
19/02/2020

Em um dos Curso de Sábado, onde apresentei a Introdução à Psicologia Clínica: a Psicoterapia Breve, uma aluna lança esta controvertida questão, o que deu uma boa troca de opiniões e experiências, na turma.

Você tem uma opinião fechada sobre este assunto? Pois saiba que ela varia muito!

Eu sempre cobrei a 1ª Consulta, e acho até que ela deveria custar mais caro do que as demais, embora eu cobre o mesmo preço.

Você quer saber o motivo, pelo qual acho que devo cobrar?

Nesta 1ª consulta, é o momento em que vou conhecer o conflito do cliente e avaliar se: é uma situação para ser tratada pela Psicologia, pela Psiquiatria, Pela Clínica Médica e/ou outra área da Saúde.

Nesta mesma consulta estou antenadíssima para entender este comportamento que me é apresentado para levantar minhas primeiras impressões diagnósticas, e me respaldando em evidências para realizar um encaminhamento ao melhor tratamento para esta pessoa, assim como traçando um prognóstico que será dividido com ela, no final desta mesma consulta.

Isto, em uma única oportunidade: Impressão Diagnóstica, Encaminhamento para profissionais (e, quais?) que me possam auxiliar no Diagnóstico, Levantamento de prioridades de tratamento para esta situação, Traçar um Prognóstico, Desenhar uma linha de atuação, caso a Psicoterapia seja um dos tratamentos indicados!   

Um Trabalho e Tanto, não acha?

Por isto não tenho dúvidas de que devo receber pagamento, por este seríssimo e cansativo trabalho por mim desenvolvido neste momento.

Mas, há pessoas que não cobram a 1ª consulta.

O motivo? São Variados: acham que o melhor é que o cliente as conheça primeiro, para ter melhor chances de avaliar se elas (psicóloga/o) podem ser escolhidas/os como sua terapeuta; acham que se o cliente as conhecer, vai verificar quão boa profissional ela é, e assim, podem “conquistar” o cliente, ao vivo, o que é mais fácil do que pelo telefone.

Atendi, certa vez, uma moça, pela 1ª  vez, e realizei todas estas tarefas que mencionei acima, e no final lhe passei minhas conclusões, e  perguntei o que ela achava. Ela disse que iria pensar, se levantou, e percebi que ela não pretendia pagar pelo atendimento realizado.

Imediatamente peguei meu bloco de recibos e lhe perguntei de que forma preferiria pagar esta consulta.

Ela, muito surpresa, me pergunta se eu iria cobrar!!!!!! Disse-lhe que sim, pois tinha feito uma consulta sobre o conflito que havia apresentado, e lhe dado diagnóstico, exames complementares a serem realizados, prospectiva do trabalho psicoterápico, e este era exatamente o que eu realizava, como profissional, naquele consultório particular.

Você sabe qual foi a resposta que ouvi?

“Mas, você é a 7ª Psicóloga que consulto, e a 1ª a cobrar por uma consulta como esta!”

Respondi que percebia que ela vinha, há quase 2 meses, realizando “consultas de catarse”, “se desabafando sobre aquela temática” gratuitamente, com minhas colegas de profissão, mas que estas entrevistas não eram para esta finalidade.

Disse-lhe também que ela já ter conhecido o trabalho de 7 Profissionais da Psicologia, e nenhum deles ter-lhe inspirado confiança para iniciar um trabalho, fazia parecer que, ou não havia entendido o que procurava, ou que precisava parar e pensar sobre o que estava à procura com tantas entrevistas sem seu retorno.

Enfim: ela me pagou contrariada, e, certamente, nunca mais a vi!

Quantas consultas ela anda realizando com Psicolegas que não acham que sua hora de trabalho, principalmente uma 1ª Consulta, é Valiosíssima, e de Inúmeras Responsabilidades, por nós, a serem encaradas?

Soube de situações alarmantes, de comportamentos relativos à cobrança, realizados por outros psicólogos.

Mas, enfim: você não acha que este seu trabalho merece ser pago, ou você o oferece de “brinde”?

Você tem consciência de que investe pesado para realizar um Bom trabalho? É Supervisão, Sua Terapia, Curso de Graduação, de Pós, Formação e demais Cursos, além de livros, artigos, e seu preciosíssimo tempo e Responsabilidades!!

Portanto, pondere muito bem sobre a cobrança na 1ª Consulta!

Você Merece refletir mais sobre isto!

E, não deixe de mandar para mim sua opinião sobre isto, pois muito me interessa saber!

Me responda através do e-mail: cepsirj@gmail.com

Aguardo ansiosa sua opinião!

Um Abraço: Maria Alice Lustosa, PhD

#cepsirj #formacaoempsicoterapiabreve

-0