COMO SER UM BOM TERAPEUTA

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
13/03/2020

A DIFÍCIL TAREFA DE SER PSICOTERAPEUTA 
 

Quando a gente entra pra faculdade de Psicologia acredita que aprenderá tudo o que precisa lá dentro! 

E qual a nossa decepção quando vem a formatura e nos vemos fora daquele ambiente conhecido e protegido, por onde passamos 5 anos, e nos encontramos jogadas direto no mercado de trabalho, sobre o qual ainda não temos muita informação. 

Caso eu tenha me decidido a seguir a Psicologia Clínica, vou ver que meu desejo de ter uma sala linda onde trabalhar, raramente é possível, pois custa muito caro, e o principal: não tenho ainda nenhum cliente! 

Pois então, é por aí que começamos a nos formar um bom terapeuta. Isto é uma conquista que levará anos, e onde nossa primeira preocupação é com o local físico de atendimento. 

Aconselho minhas alunas que estão saindo da faculdade a alugarem um ou dois horários avulsos no consultório de alguém, onde já tem toda infraestrutura para que eu não precise gastar muito, já que terei outras despesas prioritárias com a minha própria psicoterapia e a supervisão dos casos que atenderei. 

Depois que eu já estiver sublocando um número grande de horas, no atendimento a clientes,  talvez seja legal procurar uma colega para dividirmos as despesas de uma sala só para nós. Mas não sem antes fazer um orçamento bem acurado para que eu não passe sufoco. 

Uma coisa importante é que, certamente precisarei realizar uma Formação nesta área, onde vou aprender o início de tudo, com a teoria que escolhi seguir, os passos inicias como triagem, contrato, e ouvir de alguém gabaritada, exemplos de situações experimentadas por ela, para eu começar a ter noção da realidade da vida de uma psicoterapeuta. 

Uma coisa muito importante: caso eu não tenha quem banque minhas despesas, ou queira me livrar desta dependência financeira, trabalhar em algum campo é fundamental. 

Não posso esperar que assim que abrir meu consultório, os clientes vão fazer fila na porta e eu vou conseguir me manter. 

Não alimente esta ilusão, pois para eu começar a ganhar algum dinheiro com esta prática, vou precisar investir dinheiro em minha formação, terapia, sublocação, por no mínimo um ano. 

E, gente: trabalhar numa loja, num escritório, vender sanduíches, não pode ser motivo de vergonha para ninguém, pois são trabalhos como outro qualquer. 

Eu mesma quando comecei na clínica, fiz muito sanduíche natural (deliciosos!) para vender, dei muita aula de inglês em cursos, fui recepcionista de Congressos e Eventos, durante muito tempo. Foi assim que consegui dinheiro para me sustentar enquanto meu sonho profissional ainda não rendia para eu viver só dele. 

Então, não se desanime, pois, assim é o caminho da grande maioria das psicólogas bem sucedidas, fora as que têm alguém que as sustente por um bom tempo. 

Bora insistir, e, Jamais Desistir pelas dificuldades que iremos encontrar, pois serão Muitas! 

O que você acha disto? 

Fale comigo sobre isto através do e-mail: cepsirj@gmail.com 

Aguardo ansiosa sua opinião! 

Um Abraço: Maria Alice Lustosa, PhD 

#cepsirj #formacaoempsicologiacinica #formacaoempsicoterapiabreve 

-0