DICAS PARA ESTA CRISE

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
24/03/2020

No atual cenário mundial de tanta incerteza e inúmeras restrições é natural que crises se instalem nas pessoas. 

O ser humano não sabe lidar bem com a falta de controle, e é o que estamos todos tendo que enfrentar agora. 

Quanto mais o novo corona vírus se mostra potente e letal, mais as angústias e ansiedades aumentam, transtornando a maior parte da população do mundo todo. 

O medo da perda de emprego, a ruína de empresas, a falta de dinheiro e liberdade, o pavor de perder amigos e parentes para a doença, o enclausuramento forçado vêm trazendo problemas familiares seríssimos, e de difícil solução quando até a restrição do convívio social é imposta. 

Por experiências anteriores de isolamento por epidemias, o estresse pós traumático e a depressão foram o que se mais apresentou quando a situação se equilibrou, e esta é mais uma de nossas preocupações para este pós crise, que não sabemos quando se dará. 

Para os que estão de home office, embora tenha sido o sonho anterior de muitos, um ou dois dias por semana seria muito bom, mas diariamente pode ser insuportável! 

Portanto, vou dar 4 dicas para tentar controlar o aumento excessivo da ansiedade neste momento: 

1) Crie e Siga uma Rotina parecida com a sua vida anterior ao isolamento: se acordava às 07:00 para se preparar para o trabalho, faça o mesmo; tome seu café como fazia, tire seu pijama e coloque uma roupa confortável.  Se está de home office, inicie seus trabalhos no mesmo horário anterior. Pare para o almoço como habitualmente fazia, e termine seu trabalho no mesmo horário; 

2) Restrinja sua Ânsia por Informações: os noticiários se repetem em todos os meios de comunicação, o dia inteiro. Se você se informar pela manhã e à noite, estará super atualizado quanto ao que ocorre no mundo inteiro Mais do que isto você só produzirá ansiedade desnecessária; 

3) Realize uma Atividade Física e/ou Espiritual DIARIAMENTE, como rotina: colocar uma música e se dedicar a 1 hora  diária de atividade física, de qualquer forma que possa ser feita em sua própria casa, e, meditar, fazer um relaxamento induzido, com preocupação no ritmo de sua respiração, com uma música calmante certamente ajudará muito a você  reduzir seu estresse diário. 

4) Aproveite este Isolamento Forçado para se atualizar na sua área, através dos diversos Cursos que a Internet nos oferece. Não perca este tempo precioso que está preso na sua casa somente se angustiando: procure algum Curso ou Atividade de seu interesse oferecidos pelas mídias, e saia desta crise enriquecido pessoal e profissionalmente. 

Esta é a hora de alavancar seus conhecimentos utilizando isto rota de fuga da angústia natural deste momento de total descontrole. 

Isto tudo vai passar, mas Agora, é você por você mesmo!! Você é o piloto de seu barco desgovernado! 

É você quem precisa liderar sua conduta através do uso de sua criatividade, para tentar manter seu equilíbrio emocional enquanto durar esta crise. 

E, além disto tudo, conte com a ajuda de um psicoterapeuta online, caso não esteja dando conta do recado neste momento. 

Estamos todos aqui nos utilizando da internet para podermos continuar assistindo quem de nós necessitar. 

www,cepsi.psc.br 

#cepsirj #transtornosdeansiedade #psicologiadagravidezepuerperio 

-0