A SOLIDÃO CRIATIVA

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
01/04/2020

Estamos passando por um momento assustador e inédito em nossas vidas, onde o isolamento nos afastou de toda nossa rotina conhecida e nos fez encarar a nós mesmas!

Cada um neste momento está lidando de forma diferente com a reclusão obrigatória, mas certamente os que estão passando de forma mais equilibrada são aqueles que muito apreciam sua própria companhia.

Isto é uma habilidade que alguns não possuem pois não foram treinados para tal e sempre dependeram do outro para tudo: se divertir, se completar, enfim, viver. E agora, mesmo numa casa lotada, por estarem todos fora de suas rotinas diárias, somos obrigados a nos confrontarmos com nós mesmos em muitos momentos. E para alguns isto é muito difícil, angustiante e até impossível.

Aprender a ficar só é uma maravilhosa habilidade, que fortalece muito o ser humano assim como o faz sentir mais seguro em suas decisões e comportamentos. E agora este desafio se nos apresenta com o advento desta terrível pandemia do Novo Corona Vírus.

Quando se fala em solidão a maioria pensa em um momento depressivo, angustiante. Mas a Solidão Criativa é justamente o oposto: é um momento de auto alimentação, de auto reenergização e auto regulação interna. Uma busca por crescimento, por auto entendimento e equilíbrio mental.

Mas, Maria Alice, do que você está falando? Como criar isto? 

Posso afirmar que aqueles que se preocuparam em se conhecer alcançaram isto no final do processo. Olhar para dentro de si sem o medo do que ali vai encontrar é o que proporciona uma intimidade com seu interior, e um conforto e habilidade de estar só e se fazer uma bela companhia. 

Para isto, a psicoterapia e a meditação são as melhores técnicas que eu conheço. A prática das duas nos faz mergulhar em nosso mais profundo ser e descobrir nosso centro, nosso eu. Se consigo conhecer as diferentes facetas do meu eu, posso encontrá-las a qualquer momento para me fazer companhia e me divertir a valer.

Estas duas técnicas nos ajudam a encontrar segurança em nós mesmas e não em algo externo ilusório. É o encontro com seu “ser você mesma”  que a fará sentir-se mais segura e a auxiliará a enfrentar momentos difíceis como este que estamos passando, com tantas incertezas e dúvidas que nos fariam sucumbir, não fosse a confiança em nosso potencial de nos segurar, apoiar, divertir sozinhas.

-0