CORONA-19 E BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
03/04/2020

Um dos maiores efeitos desta inesperada e calamitosa crise do Covid-19 é o claro e crescente esgotamento da Equipe de Saúde dentro do Hospital.

A gente que trabalha neste ambiente certamente nota o intenso cansaço físico e mental das equipes que dividem conosco o trabalho hospitalar.

Diria que a ansiedade, a ignorância com relação à trajetória deste novo Corona Vírus, são os principais responsáveis pelo intenso desgaste que estamos vendo e participando junto à Equipe de Saúde Hospitalar.

Nossa função de cuidado junto à equipe nos pede, neste cenário atual, especial atenção aos sinais de Burnout desta nossa companheira de trabalho.

Precisamos estar atentas a sintomas como: esgotamento físico e mental, insônia, irritabilidade não usual, negatividade e pessimismo, rebaixamento do humor, aumento de ansiedade, isolamento, absenteísmo.

Com este olhar mais acurado podemos detectar o início de um transtorno de estresse profissional para que possamos auxiliar a este colega encontrar defesas egóicas mais apropriadas para lidar com este momento extenuante.

Somente com as defesas maduras adequadas conseguiremos lidar com este estresse laborativo que todos enfrentamos no momento, e ninguém melhor do que nós, psicólogas hospitalares para estarmos atentas neste atual cenário de pandemia.

Toda a equipe de saúde se cobra pela eficácia de seu trabalho na busca de salvar pacientes. Mas neste momento podem sentir incertezas, impotência e desespero, o que a deixa vulnerável para o estresse laboral, levando a possível desorganização interna.

A liderança neste momento é uma ferramenta preciosa, e a Psicologia Hospitalar precisa estar centrada e capacitada a liderar a si mesma, agindo de forma rápida na identificação das reações egóicas não adequadas das equipes de interface institucional.

A imediata identificação de profissionais que apresentam claro declínio de seu desempenho, de transtornos de humor evidentes nos leva a indicar um suporte adequado tanto psicológico quanto espiritual para que o equilíbrio deste profissional possa ser alcançado o mais rápido possível, pois no momento, precisamos demais dele em sua função.

Mas cada um lida com pressão de uma forma diferente, e nós da Psicologia Hospitalar precisamos estar atentos aos profissionais que melhor lidam com ela para que possam assumir mais tarefa, enquanto outros precisarão ser poupados por um tempo, para seu restabelecimento e retorno à função anterior.

Somos uma equipe, e como tal devemos funcionar: liderando quando necessário, apoiando em diferentes situações e indicando ajudas a quem delas mais necessita agora!

Estamos na frente de batalha e precisamos de coragem e auto regulação imediatas.

É uma crise, e vai passar, mas precisamos passar por ela antes!

-0