SABE QUAIS SÃO OS TRANSTORNOS BIPOLARES?

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
07/05/2020

Eu costumo ter muito contato com pessoas com depressão, tanto na Clínica quanto na Psicologia Hospitalar. Aí achamos que sabemos diagnosticar perfeitamente. Será? E quando a depressão cicla com Mania ou Hipomania? Você já se deparou com um cliente assim? E, soube diagnosticar se era Transtorno Bipolar do Tipo I , do Tipo II, ou Inespecífico? Ou era o Transtorno ciclotímico? 

Complicado né? Mas precisamos saber as diferenças diagnósticas, pois o tratamento muda, assim como o prognóstico. 

Não se sabe ainda a causa destes transtornos, mas sabe-se que há relação com hereditariedade, mudança de níveis de neurotransmissores, e, fatores psicossociais. 

O pior, é que estes transtornos afetam pessoas muito jovens (mais comum até a 3ª década), e interferem, sobremaneira quando não são tratados adequadamente, a vida produtiva delas. 

Geralmente o início se dá de forma aguda, e se revezam com fases de recaídas e remissões, de forma constante.  

A pessoa experimenta fases de Mania, com a autoestima muito inflada e fuga de ideias, dentre outros sintomas. Estas fases se alternam com episódios de Depressão, o que inclui o humor depressivo na maior parte do tempo, perda de energia, capacidade diminuída de se concentrar e pensar, entre seus sintomas. 

E a vida não é só ruim para esta pessoa: as que convivem com ela sofrem demais! Conviver com alguém com esta alternância constante de humor, pode conturbar a vida diária de qualquer familiar. 

O tratamento, sabemos que conjuga: psicoterapia junto a medicamentos estabilizadores do humor. O controle deste equilíbrio não é nada fácil de ser encontrado, e a recorrência é muito comum. 

Você acha que seria capaz de realizar o diagnóstico correto? Acha que saberia encaminhar uma psicoterapia com uma pessoa que apresentasse este tipo de distúrbio? 

Caso não, bora procurar mais informação, pois somos, muitas vezes consultados para ajudar pessoas que apresentam comportamentos assim! 

 

Fala prá mim o que você acha disto: cepsirj@gmail.com  

 

Maria Alice Lustosa, PhD 

CRP: 05/1719 

-9999