COMO VAMOS ENVELHECER?

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
17/06/2020

Você se preocupa com isto? Já pensou em como será sua velhice?

 

Pois, caso você não morra antes, seu futuro será o envelhecimento, e precisamos pensar nele enquanto jovens, pois ele será o reflexo disto.

 

Muita gente nem tá aí pra isto e acha toda velha um saco, como se fossemos ser jovens para sempre! Que ilusão!

 

E nem toda velha precisa ser chata, ultrapassada, repetitiva e desinteressante. Depende de cada uma de nós que tipo de velha vamos ser, e esta construção tem início na tenra idade.

 

Claro que uma boa genética ajuda, mas nossa alimentação, exercício físico, cuidados com a manutenção da saúde só dependem de nós, e é com isto que devemos estar preocupadas, assim como conviver sempre com gente mais jovem para que possamos adquirir as novas habilidades que eles sempre trazem.

 

A evolução de nossos interesses precisa acompanhar nossa vida sempre, caso contrário passamos a viver de passado. E, que tédio!

 

A preocupação com a condição financeira é algo que precisa vir de cedo, pois não se esqueça que durante nossos anos produtivos é mais fácil acumular algum dinheiro que nos garanta o momento em que não mais poderemos trabalhar, e que praticamente só gastaremos. Isto é reflexo de nossa cultura que despreza a sabedoria das idosas, e que as colocam de lado em uma época onde acumularam saberes incomensuráveis!

 

Se você não quer ser dependente dos outros, sejam filhos ou parentes, pense em poupar algo enquanto tem disposição física para trabalhar duro, a fim de ficar mais tranquila caso deseje descansar ao envelhecer, de forma independente.

 

Pois estou exatamente neste momento e agradeço muito ter pensado em tudo isto desde muito cedo, e agora poder aproveitar uma velhice mais tranquila, embora esteja ainda trabalhando pois isto me faz sentir totalmente viva, e percebo que ainda tenho muito a contribuir a quem valoriza a experiência de alguém que luta e estuda muito até hoje, tentando seguir a evolução cultural, assim como a intelectual, sempre preocupada em estar em contato com as últimas publicações das áreas que me interessam.

 

E, posso garantir a você que vale MUITO a pena continuar neste caminhar existencial, buscando novos aprendizados sempre, atenta às novidades em todos os tipos de evolução intelectual e tecnológica das áreas de meu interesse.

 

Lembre-se: A vida só acaba quando termina!

 

Maria Alice Lustosa, PhD

CRP: 05/1719

-9999