TODO MUNDO ENGRAVIDA, MENOS EU!

Informe seu nome e e-mail para continuar lendo:

Nome:
E-mail:
16/12/2020

Esta é a sensação de muitas mulheres que resolvem engravidar, e que isto não ocorre logo em seguida.

O que elas não sabem é que nossas chances de engravidar são de 20% ao mês! Poucas não?

Mas, quando você deseja a gravidez e ela não acontece, parece que TODO mundo tá grávida, menos você!

Mas pensa comigo: a gravidez se dá através do encontro do espermatozoide com o óvulo. E nós, ovulamos, no geral, uma vez ao mês. Portanto, no máximo, só teremos 12 chances por ano para engravidar, desde nossa 1ª Menstruação (a Menarca) até a última (a Menopausa). E às vezes não ovulamos por questões hormonais, situacionais e emocionais.

Portanto estes 20% são somente uma estimativa, e não uma certeza, o que enche de ansiedade quem vê o sangue menstrual na calcinha, todo mês, onde aguardava estar grávida.

Quando esta ansiedade é alta, o acompanhamento psicológico do casal é indicado, para evitar problemáticas na área sexual e mesmo na relação entre estes dois.

Precisamos acolher estas pessoas em suas frustrações e fantasias neste período, e quem sabe, precisarão de algum acompanhamento médico para possibilitarem uma gravidez tão desejada.

Até mesmo de um auxílio psicoterapêutico mais intenso, quando a Infertilidade de um dos dois é comprovada, e o Luto pela gravidez não possível se apresenta de forma assustadora!

 

Um Abraço,

Maria Alice Lustosa, PhD

CRP: 05/1719

-9999